Leilão de carros seguro: dicas infalíveis para saber se um site é confiável

ANÚNCIOS

Quando o assunto é compra e venda pela internet é sempre inevitável que alguma preocupação ocupe sua mente. Isso não é à toa, afinal de contas todos os dias recebemos notícias de golpes, fraudes e roubos na web que geram receio.

Apesar disso, a grande verdade é que cada vez mais o ambiente virtual se torna uma opção para compra e venda de produtos, o que acaba tornando inevitável o uso da internet para transações.

Mas se comprar pela internet se torna inevitável com o passar do tempo, também é importante melhorar seus conhecimentos sobre o ambiente virtual e aprender técnicas que reduzam os riscos de cair em golpes.

É possível comprar de forma segura pela internet, mas alguns cuidados são exigidos para que isso aconteça.

Se a compra de itens de valor baixo já pode ser estressante, imagine a compra de itens realmente caros. Por isso, para tornar a sua compra de carro via leilão pela internet ainda mais segura, separamos algumas dicas.

Essas recomendações vão te ajudar a manter a sua transação o mais segura possível e evitar ao máximo ser vítima.

Leilões de carro na internet são uma opção para muita gente e é importante saber conferir a segurança dessas plataformas, então aqui vão algumas dicas:

Confira o site

A primeira dica pode parecer simples, até boba, mas é fundamental. O primeiro passo para participar de leilões seguros na internet é conferindo o site.

Para fazer isso, você pode conferir as redes sociais da empresa e garantir que o endereço do site e as redes sociais todas estão de acordo. Procure, por exemplo, por letras fora do lugar, erros de digitação no endereço: se encontrar, desconfie.

Observe a grafia

Sites oficiais de empresas sérias vão ter sites bem desenvolvidos, com textos revisados. Se no site você esta se deparando com erros de português, grafia casual ou textos mal escritos, suspeite.

É importante estar atento a isso porque uma grafia errada pode ser um sinal de que o site é clonado ou falso.

Procure pelo Selo Leilão Seguro

Com a popularização dos leilões de veículos no Brasil, a Associação de Leiloeiros Oficial do Brasil lançou o “Selo Leilão Seguro”, que serve como um indicativo de que a empresa existe e que o site é realmente oficial. O selo transmite uma segurança a mais na hora de passar seus dados bancários.

Confira a reputação da empresa

Jogue o nome da empresa no seu buscador de preferência e confira a reputação. Uma plataforma excelente para esse tipo de checagem é o Reclame Aqui, por exemplo.

Confira se os números de telefone realmente existem, se os e-mails existem e suspeite de qualquer erro. Empresas sérias terão um longo rastro na internet, ou seja, serão citadas diversas vezes, terão páginas nas redes sociais e atuação ativa.

Muito cuidado com a forma de pagamento

Sites de leilão não podem exigir pagamento antes do leilão, não existe venda direta. O pagamento é feito apenas após o arremate. Se você foi cobrado antes do leilão, não efetue nenhuma transação.

Não transfira dinheiro e nem pague boletos. Nenhuma empresa de leilão pede dinheiro por whatsapp.

Pesquise sites falsos

Infelizmente golpes pela internet são muito recorrentes e, pensando nisso, existem sites que reúnem listas de endereços envolvidos em fraude. Pesquise para ter certeza que o site que você esta navegando é verdadeiro.

Essas são apenas algumas dicas que podem te ajudar, mas você pode tomar outros cuidados que julgar necessário. Com alguns cuidados, é possível reduzir ao máximo os riscos de ter prejuízo.

Escrito por

Carlos Eduardo

Redator há mais de 9 anos, sou apaixonado por escrever sobre assuntos diversos, desde notícias de última hora até reviews de produtos. Sempre que posso, gosto de me aprofundar em temas que me interessam para poder contar as melhores histórias. Estou em constante busca de novas maneiras de me expressar e compartilhar meus pensamentos.

Veja também