Em momentos como o que vivemos hoje, com o preço de automóveis em alta, é sempre uma boa opção explorar oportunidades de economizar um pouco.
Existem algumas maneiras de pechinchar na hora de comprar um veículo e provavelmente você já levou algumas delas em consideração, como comprar um carro usado ou seminovo.
Nessa mesma linha de pensamento, uma outra forma de comprar um automóvel e aproveitar preços atrativos é optando pelos leilões.
É claro que por ser uma novidade para muita gente, essa é uma modalidade que acaba gerando muitas dúvidas. Afinal de contas, como funciona? Como comprar? É seguro?
Bom, são muitas dúvidas e certamente são necessários mais artigos, mas neste momento vamos falar um pouco mais sobre os leilões da Receita Federal.
Provavelmente, se você vem estudando a ideia de comprar automóvel por leilões, já deve ter visto algumas informações sobre o leilão da Receita Federal.
Esse é um dos momentos mais esperados do ano para quem compra por leilões. Mais uma vez, é natural ter dúvidas sobre o assunto e o ideal é realmente procurar informações para tirar essas dúvidas antes de tentar um arremate.
A primeira pergunta, que todo mundo costuma fazer, é: comprar no leilão da Receita Federal é seguro?
A resposta é: sim. Os carros vendidos no leilão da Receita Federal são carros que eram usados pelo estado, ou seja, por setores do governo.
Esses carros passam por manutenção frequente e costumam ser trocados ao atingir, geralmente, 40.000/km. Dessa forma, o governo mantém sua frota sempre atualizada. Do outro lado, o interessado no carro pode obte-lo por preços geralmente abaixo do mercado.
É realmente barato?
Você deve sempre ter em mente que os preços em um leilão podem atingir valores acima do previsto, afinal depende do quanto os interessados estão dispostos a gastar.
No entanto, trata-se de uma opção que geralmente é de preços bem abaixo do de mercado. Em alguns leilões, carros já foram arrematados por valores surpreendentemente baixos, com ofertas até abaixo da tabela fipe.
Isso é possível porque a venda desses veículos interessa à Receita Federal. Em geral, os veículos colocados em leilão são aqueles que ocupam espaço no pátio da RF há tempo, dando prejuízo.
Com a venda, ao órgão não apenas deixa de gastar dinheiro com o veículo, como também passa a ter lucro a partir dele.
Como é o pagamento?
Um dos detalhes que deve ser levado em conta quando você participa de um leilão da Receita Federal é que o pagamento deve ser feito a vista. Se o seu lance foi de arremate, você precisa ter o valor oferecido em mãos para fazer a compra a vista.
Dessa forma, o ponto positivo é que o carro passa a ser seu sem contrair dívida. Então é importante estar atento a esse detalhe, para não acabar tendo dor de cabeça na hora de comprar e finalizar a burocracia.
Caso você tenha se interessado por tentar o leilão da Receita Federal, vamos te mostrar em outro artigo como participar do leilão da Receita Federal e oferecer lances.
Essa é uma maneira segura de comprar carros abaixo do preço de mercado e garantir um veículo conservado, com manutenção em dia e bom custo-benefício. Não deixe de conferir mais informações, afinal de contas essa é uma oportunidade que vale a pena conferir.